[singlepic id=5 w=176 h=230 float=]
[singlepic id=4 w=176 h=230 float=]

O que se conhece como dança clássica indiana é, na verdade, uma grande variedade de formas de dança, cada uma relacionada a uma parte da Índia, representando a cultura de cada região e cada povo. Os principais estilos são: Bharatanatyam, Odissi e Kathak.

A dança é intimamente ligada ao teatro, à música e à poesia, e a fonte de todas estas artes é claramente o Hinduísmo. A dança tinha no início função ritual e é sobre esta base que a dança clássica se apóia ainda hoje. Foi mantida pelas devadasis (dançarinas dos templos) até os início do século XX, e depois desenvolvida pelos grandes mestres.
A dança indiana tem sua técnica e estética centrada no ritmo. Os ritmos são cíclicos e recorrentes, com divisões matemáticas complexas. A dança é muito precisa. Os movimentos das mãos (os mudras), os passos, o olhar, os pés que batem no chão ao som dos guizos dos tornozelos, tudo é codificado.
Na Índia há também as tradicionais danças folclóricas, as danças dos filmes de Bollywood e um movimento crescente da dança contemporânea.

 

 

[youtube -0ggtQQg6HQ]
Solo de Susane Travassos, inspirado no estilo Kathak. Do espetáculo Takadime, do Grupo Raga.